Abastecimento

Um Sistema de Abastecimento de Água inicia-se pela captação da água bruta do meio ambiente, depois há um tratamento adequado para torná-la potável e, por última, há a distribuição até os consumidores, em quantidade suficiente para suprir suas necessidades de consumo. Esse sistema pode ser dimensionado para pequenas populações ou para grandes metrópoles, dependendo da necessidade da localidade.
O Sistema de Abastecimento de Água representa o “conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos”.
Esse sistema é composto por várias etapas até que a água chegue às torneiras dos consumidores. As etapas estão subdivididas da seguinte forma: primeiro ocorre a Captação, onde a água bruta é captada em mananciais superficiais (barragens, lagos, etc) ou subterrâneos (poços); em um segundo momento ocorre a Adução, onde a água captada nos mananciais é bombeada até as ETAs (Estações de Tratamento de Água) para que possa ter tratamento adequado; em um terceiro momento ocorre o Tratamento, que é através de uma série de processos químicos e físicos, a água bruta é tornada potável para que possa ser distribuída à população; em um qarto estágio vem a Reservação, depois que a água for tratada, ela é bombeada até reservatórios para que fique à disposição da rede distribuidora; e em quinto e último estágio ocorre a Distribuição, essa é a parte final do sistema, onde a água é efetivamente entregue ao consumidor, pronta para ser consumida.